Perdas e Ganhos

Boa tarde!!!

Como vão vocês? Tudo bem, espero!

Ontem começou um programa que adoro...o Perdas e Ganhos da GNT. Como estou numa fase meio "reflexiva", fiquei horas pensando no significado do nome do programa.

Perdas e Ganhos...ao iniciar um processo de mudança, como o emagrecimento, não há dúvidas de que teremos de abrir mão de muitas coisas. No início da minha R.A., abri mão, inclusive, de sair, pois era muito mais difícil resistir às tentações. Temos de abrir mão de velhos (e maus) hábitos alimentares. Abrimos mão de comer muita coisa. E tudo isso, se configura numa perda. Para perder peso, precisamos perder outras coisas em troca.

Mas, em contrapartida, ganhamos auto estima e confiança. Ganhamos aquela calça 40. Ganhamos a sensação de alívio ao vestir um biquíni. Ganhamos os olhares admirados e surpresos de muita gente. Ganhamos a despreocupação de entrar numa loja de roupas e o direito de experimentar todas as roupas dessa loja. Ganhamos novos (e bons) hábitos. Ganhamos novos sabores. Ganhamos mais energia. Ganhamos a alegria da vitória.

Mas por que nos apegamos tanto as perdas? Por que ficamos nos lamentando por tudo o que não podemos comer? Por que focamos tanto na perda, ao invés de nos alegrarmos com os inúmeros ganhos?

Seria porque temos medo de perder algo que sempre esteve conosco? Perder algo que sempre fez parte do que somos. Será que temos medo de deixar de sermos quem somos, ao emagrecer? Medo de não nos reconhecermos ao olhar para o espelho?

Seria medo da mudança? Mas toda mudança, proporciona ganhos. E no caso de um emagrecimento saudável, esses ganhos seriam sempre positivos. Além disso, quando começamos a R.A. tudo o que mais queremos é mudar. Então por que ter medo agora?

Medo do desconhecido. Medo de falhar. Medo.

Estamos colocando o nosso foco nas coisas negativas que a R.A. nos proporciona. Estamos focando nas perdas, e não nos ganhos.

Sim, ontem eu não comi nenhum doce. E hoje estou fazendo um esforço tremendo para não cair na tentação. Eu poderia estar aqui me lamentando por não poder comer doces. Mas também poderia estar aqui festejando por ter conseguido seguir a R.A., por ter sido forte.

A escolha é minha. A escolha é sua. Focar nas perdas, ou nos ganhos.

Hoje eu escolho focar em tudo o que eu ganhei desde que iniciei a R.A., em dezembro de 2010.

- Ganhei 20 quilos a menos no meu corpo;
- Ganhei novas roupas;
- Ganhei novos sapatos;
- Ganhei a alegria de vestir tamanho 46;
- Ganhei a alegria de me olhar no espelho e notar o quanto estou mais magra;
- Ganhei auto estima;
- Ganhei coragem para fazer coisas que imaginava não conseguir fazer;
- Ganhei energia para correr 5km;
- Ganhei confiança;
- Ganhei muitos olhares admirados e surpresos;
- Ganhei muitos elogios.

E você? Escolhe o que?

Bjos

5 comentários:

Fernanda Soares disse...

Amigaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ameiii o postttttttttttt

Mel disse...

Oi, Chelly,
gostei muito do seu post...
Aliás gosto muito quando o pessoal post reflexões pessoais, ao invés de ficar recortando e colando artigos sobre saúde e emagrecimento que tem por ai!
Acredito plenamente que precisamos focar em por que vale à pena termos uma vida saudável!
Força prá vc...
beijão,
mel

Pat disse...

Falou tudo amiga! Temos que focar nos ganhos. Fazer afrmações positivas. Isso só facilita e ajuda nosso crescimento. Mudanças são sempre necessárias e se ela só faz nosso bem (saude, estetica, autoestima) porque ficar se preocupando com as perdas? A gente supera tantas perdas que o que um chocolate pode acrescentar em nossas vidas. Até porque a gente não perde totalmente. Estará sempre ali para quando a gnt quiser. Só não precisamos disso tudo de uma vez e num só dia.

Amei o post!

Bjãooo

Dric@ disse...

Perfeita sua reflexão.
Quantas coisas boas ganhou e principalmente ganhou saúde, disposição e a certeza de que é capaz de lutar pelo que quiser em sua vida que com tanta determinação que tens conseguirás alcançar.
Bjkas

Lemariano disse...

Disse tudo neste post sobre nossa luta contra a balança e buscca por uma vida melhor.

Beijos

Copyright @ Revelações | Floral Day theme designed by SimplyWP | Bloggerized by GirlyBlogger