Resistir...é tão simples assim?

Bom dia!!

Ontem, alguns acontecimentos me fizeram pensar...refletir sobre como quem nunca viveu o que estamos vivendo, não tem a menor noção do que é lutar contra a balança, contra a obesidade. Quem nunca foi motivo de piada, quem nunca sofreu por se achar diferente, quem nunca sentiu um frio na barriga ao se sentar numa cadeira de plástico ou ao entrar numa academia, não tem ideia do que vivemos e sentimos.

É muito fácil dizer que somos gordinhos, pois comemos demais. É muito fácil dizer que estamos acima do peso porque queremos. É muito fácil dizer que o segredo é "fechar a boca", que basta RESISTIR. Mas, na verdade, sabemos que não é tão simples assim.

Resistir. Olhando o significado do verbo no dicionário, encontrei o seguinte: "Opor força à força, defender- se". Ou seja, resistir é lutar. E lutar não é algo fácil. E contra o que lutamos? Contra quem guerreamos? São tantos os motivos que nos levam a comer! Ansiedade, medo, traumas, problemas hormonais...lutamos, na tentativa de nos defender de tanta coisa...travamos batalhas diárias contra nós mesmas e contra toda uma sociedade que teima em acreditar que o excesso de peso se resolve, simplesmente "fechando a boca".

Como seria bom se conseguíssemos resistir a tudo (e todos!), mas sabemos que as batalhas são muitas e que é impossível vencer todas elas. Travamos batalhas contra nós mesmas, afinal lutamos todos os dias contra os maus pensamentos, contra a imagem distorcida que criamos de nós mesmas. Lutamos contra a balança, numa batalha gigantesca contra os maus hábitos alimentares. Lutamos contra as pessoas que estão ao nosso redor, mas que não nos apoiam. Lutamos contra a descrença (nossa e da sociedade). Lutamos contra o preconceito.

As batalhas são tremendas. As mudanças que elas exigem também. E tudo isso nos afeta profundamente. Mexe com as nossas emoções, com a nossa auto-estima. Afeta o que pensávamos sobre nós mesmas. E é aí que eu me pergunto: RESISTIR. É tão simples assim?

Resistir a um doce. Para muitos, é simplesmente não comê-lo. Mas para mim (e eu acredito que para vocês também), resistir à um doce (ou a um outro alimento qualquer) significa travar uma batalha contra mim mesma, contra meus pensamentos - que teimam, muitas vezes, em querer me sabotar. Significa deixar de comer e de sentir um prazer inexplicável por isso (porque quando eu como, meus problemas "desaparecem"). Significa contar as calorias. Significa ter de recusar algo que eu gosto. Significa lutar contra aqueles que não me apoiam e teimam em me oferecer algo que estou evitando comer. Significa lutar contra os olhares descrentes, contra os olhares de pessoas que não acreditam em mim.


Resistir não é tão fácil como algumas pessoas imaginam. Não é simplesmente "fechar a boca" e deixar de comer algo. É uma verdadeira GUERRA emocional! E por isso, perderemos algumas batalhas. Pois, são muitos os "inimigos" a se enfrentar. Mas, tenho certeza, de que VENCEREMOS A GUERRA!!

E, mesmo que muitos não acreditem, nós somos INCRÍVEIS!! Afinal, não é todo mundo que tem garra, força e coragem suficiente para encarar uma guerra como a que estamos enfrentando.

Então não vamos deixar que pessoas ou acontecimentos nos desmotivem! A guerra é longa. Mas a vitória chegará!!

Um ótimo sábado a todas!!

Bjos!

8 comentários:

Anônimo disse...

Olá Chelly!
Você está certíssima!! Só quem vive isso sabe!! Um beijão e força, muita força!!
Cátia Milhomens.

Anônimo disse...

Nossa Chelly, perfeitas suas palavras, eles (os magros) não entendem como no cérebro funciona, não sabem de nossa dificuldade nem dos nossos medos. Falou profundo.

Kawana de Campos disse...

Olá primeira vez que venho no seu blog estou te seguindo, se quiser visitar o meu fique a vontade!

Adorei a frase do dalai Lama

Bjus e Força

http://euqueroeupossoemagrecer.blogspot.com/

Thais disse...

bom dia Chelly, descobri seu blog em minha andanças pela net, to te seguindo,
nossaaa nunca um post me deixou tao emocionada, tudo q vc descreve aqui é a mais pura realidade, vc ta certissima, hoje tava tão depre comigo mesma, isso por conta dessa batalha q travamos contra nós mesmas, e ao ler seu post senti uma força enorme, e ao mesmo tempo uma raiva das pessoas q acham q resistir é simples.
adorei muito seu post
agora sou sua seguidora
bjjjjsss e muito obrigada por este post maravilhoso, segunda vou comentar sobre ele no meu blog, posso?
bj se cuida

Tamiris disse...

Nossa estava precisando tanto desse texto...de dar uma sacudida,aprontei muito ontem...
e estou triste...mas tudo vai dar certo!

Clau disse...

Ameeeeeei o post!
Tá participando do Desafio?
Post da Primeira Pesagem:
http://blogdacacausp.blogspot.com/2011/09/post-da-pesagem-do-desafio.html

Bjss

Clarice Mirelly disse...

É isso ai amiga...so sabe quem esta enfrentado essa batalha. mais seremos vencedoras!!

Estrela disse...

Bom dia!
Vou resumir meu comentário: SEU POST É TUDO QUE EU PRECISAVA "OUVIR"!
Obrigada!
Bjos.

Copyright @ Revelações | Floral Day theme designed by SimplyWP | Bloggerized by GirlyBlogger